Ao Vivo
Nativo Sertanejo
O júri popular do acusado de matar três crianças e duas professoras de uma creche em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, em 4 de maio de 2021, iniciou nesta quarta-feira (9). O julgamento acontece no fórum de Pinhalzinho, cidade vizinha ao município onde aconteceu o crime.
O réu, que está preso preventivamente desde o dia do crime, é acusado de cinco homicídios e 14 tentativas de homicídio contra crianças e funcionários que estavam na creche. Além das mortes, ele também feriu um menino, na época com 2 anos, que sobreviveu.
A previsão do Poder Judiciário é que o julgamento se estenda por pelo menos dois dias.
Logo no início da manhã desta quarta, familiares das vítimas e comunidade já se mobilizavam em frente ao fórum. As ruas que circundam o espaço foram fechadas desde a madrugada e há um forte esquema de segurança na região.
As aulas na escola onde o crime ocorreu foram suspensas nesta quarta e o clima na região, segundo secretária de Educação de Saudades, Gisela Hermann, é de espera por justiça. Os professores e funcionários da escola Aquarela também estenderam cartazes em frente ao fórum.
Pela manhã, três vítimas foram ouvidas e outras três dispensadas. Por volta das 12h, a primeira testemunha da acusação foi ouvida. Às 12h30, houve pausa para almoço, com retorno Às 13h50.
O advogado Demetryus Eugenio Grapiglia, responsável pela defesa do autor do ataque, disse à NSC que a expectativa é de que o júri acolha as informações apresentadas, para que possa decidir pela condenação ou não.
O julgamento acontece no salão do tribunal do júri. O tribunal do júri deve durar mais de um dia. Nesta quarta, a previsão do Poder Judiciário é que sejam ouvidas seis vítimas, oito testemunhas de acusação e outras quatro de defesa.
Não há hora marcada para a finalização dos trabalhos na quarta. O júri está previsto para continuar na quinta (10) às 8h30.
Caso seja possível ouvir todas as testemunhas previstas para esta quarta, no segundo dia deve começar o interrogatório do réu e a explanação da acusação e defesa, nessa ordem.
Depois, pode acontecer réplica e tréplica dos debates. Por fim, haverá a votação, que pode se estender por três horas. O juiz, Caio Lemgruber Taborda, considera terminar o julgamento na quinta em horário avançado, mas o júri também pode ser encerrado apenas na sexta (11).
Sete jurados participam da sessão, sorteados no início da sessão desta quarta. Todos eles moram na região de Pinhalzinho.
Durante o processo, a defesa do acusado chegou a pedir que o júri ocorresse em outro fórum, já que a proximidade com o local do crime causaria parcialidade no julgamento. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, porém, não aceitou os argumentos.
Haverá 49 lugares reservados a familiares, tanto das vítimas quanto do réu, representantes do município de Saudades, da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público de Santa Catarina e defesa do acusado.
O salão do tribunal do júri tem, no total, 64 cadeiras. Foram colocadas outras 20 nas laterais para aumentar a capacidade.
Três crianças e duas funcionárias morreram no ataque a creche:
Fonte: G1.com