Ministério da Cultura apresenta: Projeto Cooperação em Família

Ao longo do mês de agosto, oito cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, receberão apresentações do espetáculo “Cooperação em Família”, com patrocínio da Cooperativa Agroindustrial Alfa (COOPERALFA) sediada em Chapecó,  que tem 22 mil famílias associadas. através do Programa Nacional de Apoio à Cultura/Lei de Incentivo a Cultura, numa realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução .

   Elementos característicos do circo, teatro e dança marcam o espetáculo gratuito que será apresentado pela trupe profissional da Associação Sou Arte (ASA) nas cidades de 15/08/2023 Caxambu do Sul – Santa Catarina, 16/08/2023  São José do Cedro – Santa Catarina,  17/08/2023 São Lourenço do Oeste – Santa Catarina, 18/08/2023 São Domingos – Santa Catarina,  21/08/2023 Nova Erechim – Santa Catarina, 22/08/2023 Irineópolis – Santa Catarina,  23/08/2023 Itaiópolis – Santa Catarina, 24/08/2023 Nonoai – Rio Grande do Sul.

 A produção tem  1 hora de duração. Com classificação livre, agrada crianças, jovens e adultos.

O espetáculo

   Voltado às famílias, o espetáculo envolve a plateia numa história divertida e informativa, que ressalta os valores e o princípio da cooperação que devem estar presentes em todos os ambientes. Também dá ênfase a importância que esses princípios têm dentro de uma comunidade, levando o público a reflexão para que se entenda o papel e a responsabilidade de cada um, com a possibilidade de formar indivíduos mais comprometidos e proativos ao exercer suas tarefas e obrigações na construção de um mundo melhor.

   A produção reforça a importância do trabalho cooperativo e colaborativo, respeitando o papel de cada membro, sua faixa etária, responsabilidades, compromissos, bem como a hierarquia, valorizando a formação, relação e convivência entre os membros. Uma das marcas do espetáculo é a linguagem de fácil entendimento e compreensão.

   Raquel Cruz, Coordenadora do Projeto e Presidente da  Associação Sou Arte, explica que o espetáculo “Cooperação em Família” pretende buscar o entendimento e a reflexão que a primeira unidade cooperativista de que fazemos parte é a família. “Assim, os hábitos, valores e princípios aprendidos em casa são levados para a comunidade onde os membros estão inseridos, criando um ambiente de consciência mais solidário, saudável e construtivo”, finaliza. 

Sou Arte

   Sediada em Campo Mourão (PR), a Associação Sou Arte (ASA) – há 17 anos em atividade – tem intensa atuação em todo o Paraná e também nos vizinhos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A companhia mantém parceria com a Rede Circo do Mundo Brasil, que tem o apoio Cirque Du Soleil.

Os moradores de Irineópolis e das cidades vizinhas estão convidados para assistir o espetáculo gratuito “Cooperação em Família”, que será apresentado no próximo dia 22/08, a partir das 19h30  horas, nas dependências do ______________. Patrocinado pela Cooperalfa, o evento é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal Uniao e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.

   O espetáculo é apresentado pela trupe profissional da Associação Sou Arte (ASA) e tem duração de aproximadamente 60 minutos, destacando-se pela mescla de elementos característicos do circo, da dança e do teatro. No ano passado, também com patrocínio da Cooperalfa, a produção foi encenada, com grande sucesso de público, em nove cidades catarinenses e uma cidade gaúcha. Neste ano, o espetáculo será encenado em mais sete  cidades de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul.

   A produção é voltada às famílias e o seu conteúdo reforça a importância do trabalho cooperativo e colaborativo, respeitando o papel de cada membro, sua faixa etária, responsabilidades e compromissos. Dessa forma,  valorizando a formação da estrutura familiar e a relação e a convivência entre os seus membros.

Conteúdo

   Marcado pelo fácil entendimento da linguagem e compreensão do conteúdo, com uma história divertida e informativa, “Cooperação em Família” prende a atenção da plateia do começo ao fim pela dinâmica intensa do espetáculo. São apresentadas situações que buscam levar a reflexão sobre os pontos principais e a importância da união e o trabalho em conjunto. 

   Ao longo de toda a apresentação são ressaltados os valores e os princípios da cooperação, que devem estar presentes entre as famílias, de modo a acentuar a relação e a importância que elas têm dentro de uma comunidade. Assim, a plateia é levada a uma reflexão para que entenda o seu papel e sua responsabilidade, com a possibilidade de formar indivíduos mais comprometidos e proativos ao exercer suas tarefas e obrigações na construção de um mundo melhor.

   Os artistas reforçam que o espetáculo pretende levar à reflexão de que “Hábitos, valores e princípios aprendidos em casa são levados para a comunidade onde os membros estão inseridos, criando um ambiente de convivência mais solidário, saudável e construtivo”, finalizam.

Fonte: Ministério da Cultura